Para o Boeuf Bourguignon um Bourgogne….branco

by

carninha com branquinho...mmmm(foto:femmefeminine.com)

Pois é, acabo de sair de uma degustação de 5 Bourgognes, ou melhor dizendo 4 Bourgognes (1 branco e 3 tintos) e um Chablis, onde buscaríamos um eleito para harmonizar com o Boeuf Bourguignon. Esta é uma receita típica da Bourgogne, como seu nome diz, feita com bacon, carne (pode ser alcatra ou músculo – nós usamos um músculo) marinada quase dois dias em vinho com alho, cebola, alho poró, cenoura, tomillho, alecrim e louro, feita com champignons, echalotes, tudo na gordura do bacon previamente dourado. O resultado é um prato fortíssimo de sabor, aromático, gordo e cheio de nuances.

Os vinhos: um petit Chablis cítrico, mineral, com toques de mel. Na boca, fresco, mas com uma certa força de álcool. Um Mâcon-Villages branco amendoado, com notas defumadas, mel, fruta muito madura. Na boca, amplo, com um toque de acidez fresca, longo e de retrogosto defumado, rico.

Os tintos: um Mâcon frutado e delicado, um Côtes de Nuits Villages grande, com aromas animais, lembrando salumeria e taninos firmes, bom extrato. O último, um Marsanay fechadão no nariz, quadrado na boca, muito tanino, acidez ali, mas escondida, longo e seco, mas precisando de um tempo na garrafa para mostra a que veio. O Côtes de Nuits villages ficou interessante, perdeu o ímpeto junto com a carne, ficou mais “souple” (flexível?) e mostrou, no retrogosto, o sabor das ervas onde a carne macerou. Mas não ficou 100%.

Já o Mâcon branco, lembrando, Mâcon é extremo sul da Bourgogne, se manteve bem. Quando encontrou a carne mostrou mais fruta, a acidez deu mais sabor ao prato e, o melhor: o sabor, ou flaveur (o gosto através dos cheiros no retrogosto) ganhou uma nota mineral trufada, como se o defumado do vinho levantasse o lado mais defumado da carne, dando quase um terceiro sabor. Aí uma foto da criança. Mâcon-Villages Les Sertaux, do Domaine Saumaize-Michelin (um casalzinho jovem e simpático).

O branco para seu Boeuf (foto: http://www.kysela.com/burgundy)

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: