Harmonização da Semana! Bacalhau espiritual com espumante português

by

Bacalhau espiritual

1.1

 

1

Clique para ampliar

 

Rafael Cardoso
Assim que chegou ao Rio de Janeiro em 2004 para investir na carreira de ator, o gaúcho Rafael Cardoso, 28 anos, se deparou com um problema… Não sabia cozinhar. “Não tive muito o que pensar. Era comer mal ou aprender a fazer. Então comecei a assistir a programas de culinária e a ler vários livros de receitas”, lembra. Na época, Rafael morava com os atores Klébber Toledo, 27, e Rodrigo Andrade, 28. “Eles eram voluntários forçados!”, diz rindo.

Com o passar do tempo, a paixão pela gastronomia cresceu tanto que Rafael agora vai abrir seu primeiro restaurante (Puro), no bairro do Jardim Botânico, no Rio. A empreitada será em parceria com os atores Regiane Alves, 35, Marcelo Médici, 42, e a sogra, a jornalista Sonia Bridi, 51, sob o comando do chef Pedro Siqueira, 35. “Vamos unir a tecnologia da alta gastronomia com produtos tipicamente nossos para oferecer refeições caseiras e saborosas”, afirma. Além de atuar e cozinhar, Rafael também virou blogueiro e lançou o site puramesa.com.br, em que dá dicas de alimentação saudável. “De tanto pesquisar e testar receitas, achei que seria uma boa ideia dividir com as pessoas minhas experiências”, diz.
Em casa, atualmente, quem experimenta os pratos de Rafael é a mulher dele, Mariana Bridi, 28, grávida de quatro meses de uma menina. O papai de primeira viagem rala na cozinha! “Grávida tem uma fome que não passa, então sempre deixo comidinhas prontas para ela na geladeira”, conta o gaúcho, que poderá ser visto novamente na telinha em participação no seriado de suspense Animal, com previsão de estreia no segundo semestre. Nesta edição especial do Paladar de Grife, Rafael recebeu CONTIGO! em sua cozinha gourmet para ensinar a receita de um bacalhau espiritual.
O prato tradicional leva pão e catupiry, mas o ator preferiu cortar os ingredientes engordativos e colocar um diferencial: gengibre. “Esta é uma ótima sugestão para quem celebra a Páscoa em família e quer agradar com uma receita leve e saborosa”, diz. Acompanhe o passo a passo a seguir.

 

Clina na imagem para ampliar.

Clina na imagem para ampliar.

 

3

Esta receita de bacalhau é bem exótica, uma das mais peculiares que já vi. Apesar de a mistura com o purê de batata deixar o sabor do peixe sutil, na verdade ele é muito perfumado. Em sua cocção, é acompanhado de shitake, que dá uma nota terrosa. Já o gengibre tem um perfume fresco e o óleo de gergelim, uma nota de grão. Ou seja, este prato fica longe de ter só sabor de peixe. Sem dúvida, vou escolher um vinho versátil, refrescante, levemente aromático e que deixe todos os sabores bem evidentes. Como a Páscoa tem aspecto festivo, sugiro um espumante vivaz. E, como estamos falando de bacalhau, impossível não pensar em Portugal. Essa bebida tem perfume refrescante e mistura flores, frutas e algo anizado, o que combinará com o gengibre. Aliança Danubio Brut, 40 reais.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: