Minibúrguer de cordeiro com queijo gruyère e maionese de hortelã
Rodrigo Einsfeld
Aberto há dez meses, o gastrobar Barê, em São Paulo, não segue uma linha específica, a ideia é misturar sabores de diversas nacionalidades. Quem explica é o chef da casa, Rodrigo Einsfeld, 33. “O lugar é bem contemporâneo, não gosto de nada tradicional”, diz. Dá para notar pela receita da semana, em que ele ensina um hambúrguer de cordeiro. “Queria fugir da carne bovina, fazer algo diferenciado. Então escolhi o cordeiro. Como a carne é mais forte, trouxe o queijo gruyère e a cebola para equilibrar. E hambúrguer sem maionese não funciona, né? Então optei por hortelã, que combina bem com o cordeiro”, explica o chef, que divide o bar com mais quatro sócios, entre eles, o ator Malvino Salvador, 38. Os dois se conheceram em 2001 quando trabalhavam como modelos. Malvino seguiu o caminho na TV e Rodrigo optou pela gas- tronomia. “Cheguei a atuar em Força Tarefa (2010) na Globo, mas, quando me formei em gastronomia, vi que meu negócio era mesmo a cozinha”, diz.
Estes sanduichinhos são pequenas delícias que, mesmo com a simplicidade do formato, na verdade, escondem sabores excitantes. Primeiro que a carne é de picanha. Verdade, se fosse com a gordura, seria bem mais saboroso, mas, ainda assim, é uma carne boa. A mistura de temperos é interessantíssima: salsinha, cebolinha e hortelã dão um perfume gostoso e refrescante à carne e também são os ingredientes que oferecem o tom para a harmonização. A cebola caramelizada traz doçura e textura cremosa e o queijo vai dar o salgadinho. Tudo isso considerado, acho que um tinto com perfumes herbáceos pode ser uma boa opção. A região do Sul da França produz alguns vinhos assim. Tem aromas de ervas aromáticas da provence e combinam com pratos que tenham ingredientes aromáticos. Com essas características, escolhi um Côtes du Rhône. É fácil de achar e sempre tem bom preço. La Vieille Ferme, R$ 54.
Tags: Alexandra Corvo, Contigo, Harmonização da semana, La Vieille Ferme, Minibúrguer de cordeiro com queijo gruyère e maionese de hortelã, Rodrigo Einsfeld
Deixe um comentário