Instituto del Vino Italiano di Qualitá – Prosecco

by

O Instituto do Vinho Italiano di Qualitá vem mais um ano ao Brasil falar de seus vinhos e dos produtores que compõem esse agrupamento de produtores de vinho que, segundo eles, foca na qualidade do vinho italiano.

O conceito desse consorzio é de unir famílias que têm em comum o ideal de fazer vinhos que representem suas regiões, de preferência utilizando uvas autóctones italianas, expressando assim, a tipicidade e riqueza de cada uma das regiões.

+++

O primeiro vinho foi um Prosecco di Conegliano Valdobbiaden Superiore DOCG, do produtor Carpené.

O mais interessante da apresentação dele foi deixar muito claro como hoje a palavra Prosecco se refere a uma zona de produção e não mais ao nome da uva, que passa a ser denominada pelo seu outro nome, menos popular, Glera.

O Consorzio só conseguiu a façanha de denominar o território Prosecco porque acharam um cidadezinha no Friuli-Venezia-Giulia que tem esse mesmo nome. Portanto, hoje, ficamos com uma D.O.C. Prosecco que pode ser usada no Vêneto, Friuli-Venezia-Giulia e uma DOCG que fica entre as cidades de Conegliano e Valdobbiadene.

A zona mais clara é a do DOC. A cinza escura é onde fica a zona de DOCG, ampliada na imagem abaixo.

prosecco doc

territorio prosecco

O vinho que degustamos era bem claro e típico, com aromas brilhantes de maçã verde e um toque floral. Menos típicos eram os aromas de fermento cru e café verde. Na boca era delicado, frutado, mas sem a acidez evidente e málica (que lembra maçã verde) dos estilos mais interessantes. Importado pela Franco-Suissa.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: