Harmonização da Semana! Vieiras ao molho beurre blanc, com Pinot Blanc da Alsace.

by

Vieiras ao molho beurre blanc, com abobrinha e arroz selvagem

 

Alain Uzan
Alain Uzan, 54 anos, é um chef parisiense com coração brasileiro. Há 14 no Brasil, ele chegou a vender tudo na França – casa, barco, restaurante – para começar uma nova história em solo paulistano. À frente do novo restaurante, Avek, Alain conduz suas receitas no melhor estilo franco-brasileiro. “Eu emprego as técnicas de cozinha francesa, mas só uso produtos nacionais. Nada é importado. Quero valorizar os ingredientes brasileiros”, enfatiza o chef. Mas antes da alta gastronomia, Alain se aventurou por outros caminhos. Filho de franceses de origem italiana, ele deu seus primeiros passos na pizzaria do pai. Chegou a comprar o espaço e foi pizzaiolo por 15 anos. “Faço pizza todos os domingos em casa, mas é só para a família”, brinca. O grande prazer de Alain é constatar o prazer dos que experimentam suas criações.  “Percebo que o cliente gosta da minha comida quando ele come de olhos fechados.”

 

 

3As vieiras são verdadeiros tesouros marinhos. Delicadas, com sabor de água do mar, têm textura fina. Nesta receita, o chef quebra um pouco toda essa sutileza, inserindo em sua receita elementos de grande potencial aromático e de sabor. No caso, estamos falando da manteiga, que dá cremosidade, e do bacon, que confere ao prato um aspecto tostado muito interessante. A ideia é bem radical e o resultado é saborosíssimo. Por isso fui para uma região que falamos pouco, a Alsace. Ali os vinhos parecem delicados, pois são brancos perfumados, mas têm uma
pungência, um sabor que alia força e suavidade. Escolhi um vinho Pinot Blanc Andre Scherer (57 reais), feito da uva pinot blanc, que é levemente perfumado, mas tem bom corpo e estrutura.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: