Harmonização da semana! Filé de cordeiro ao molho de ameixa com vinho Chileno

by

Filé de cordeiro ao molho de ameixa com purê de ervilhas com menta e batatas noisette

1

Julio Morillo
O chef peruano Julio Morillo, 40 anos, nem se lembra quando começou de fato a cozinhar, pois a familiaridade com a comida é de longa data. No Brasil há nove anos e à frente do restaurante Pé de Manga, há dois anos e cinco meses, ele traz na memória o dia a dia da cozinha da avó. “No fundo da casa havia gaiolas que mantinham bichos como galinha, coelho, pato, faisão… Via minha avó depenar, limpar e cozinhar. Tinha curiosidade de saber como tudo aquilo depois viraria a comida no meu prato”, explica. Formado em gastronomia pela renomada escola francesa Le Cordon Bleu, Julio uniu a técnica à experiência de viagens pelo mundo para criar receitas contemporâneas com ingredientes asiáticos e latino-americanos. “Morei fora desde criança, porque meu pai é engenheiro e viajava muito. Sempre que chegava a um lugar, prestava atenção para o que iria descobrir de novo em relação à comida.”

2

Clique na imagem para ampliar.

3A carne de cordeiro é conhecida por ser bem marcante. No entanto, o filé costuma ter um sabor mais delicado. Aqui ele vem bem temperadinho com ervas perfumadas e o purê também,
cheio do frescor das folhas fresquinhas da menta. Vamos considerar esses aromas na hora de escolher o vinho. Por outro lado, também precisamos levar em conta esse molho de ameixa, bem doce e cremoso, que dá toda uma dimensão para o prato. É curioso, no Chile, muitos vinhos tintos, por causa do clima quente de algumas regiões como o Maipo, têm aromas de ameixas pretas. Também nessa região, é comum sentir nos vinhos um certo perfume de eucalipto. Como o prato tem esses dois lados, algo de erva, algo de fruta, vou escolher o vinho chileno Luis Felipe Edwards (21 reais), mas com corpo delicado que não mascare os sabores do prato.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: