Harmonização da Semana!Medalhão de filé ao molho de mostarda com vinho do Alentejo

by

Medalhão de filé ao molho de mostarda e mel com arroz de funghi

Sandra Valéria
Impossível não se impressionar com a decoração imponente do Café do Teatro, no interior do Teatro Municipal, em São Paulo. É lá que a chef Sandra Valéria, 49 anos, cria suas receitas, que ela mesma define como culinária intuitiva. “Não sigo padrões, faço as minhas combinações diferentes”, enfatiza. A apresentação charmosa dos pratos combina com a decoração sofisticada e com o toque renomado dos irmãos Campana. Dona de casa, Sandra começou com uma cafeteria no Baixo Bom Retiro. Depois assumiu o restaurante que pertenceu a uma judia polonesa no mesmo bairro e o transformou no Bistrô da Sara. Hoje, Sandra se divide entre esses dois lugares no centro da cidade. “Um é mais rústico e o outro absurdamente maravilhoso. Mas o cardápio deles é feito com o mesmo carinho. Adoro quando as pessoas seguram a minha mão e agradecem pelo que comeram. É uma remuneração íntima.”

Clique na imagem para ampliar.

 

Esta receita é um clássico. O medalhão é suculento e tem paladar adocicado. O molho de mostarda dá um toque picante, algo perfumado, mas, sobretudo, uma acidez marcante que terá um papel crucial na harmonização com um vinho. Claro que a doçura do mel também é destaque. Já os sabores do arroz são o contrário: mais terrosos, densos. Então, para combinar, precisaremos de um vinho que seja meio termo: não tire a harmonia da carne com a mostarda nem estrague os sabores do arroz. Os vinhos do Alentejo, principalmente os mais simples, são opções certeiras para esses tipos de pratos, como é o caso do Monte Velho (38 reais). Como são versáteis, marcantes, cheios e, nesse caso, com corpo médio, têm perfume e frescor ideais para este prato.

Tags: , , ,

Uma resposta to “Harmonização da Semana!Medalhão de filé ao molho de mostarda com vinho do Alentejo”

  1. Alexandre Abreu (@abreutax) Says:

    Boa dica! a receita é fabulosa ainda mais lendo-a próximo do almoço e não dando tempo de prepara-lá é crueldade…acho que vou na adega aqui do lado de caso buscar o meu vinho pra garantir pelo menos a bebida rs. Adoro os vinhos portugueses são fabulosos. Minha região favorita é D’Ouro mas o Alentejo tem vinhos fabuloso. Boa dia do Monte Velho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: