Harmonização da semana! Risoto de codorna com vinho grego

by

Risoto de codornas com banana-da-terra

Eliane Carvalho

A chef do restaurante Brie Restô, em São Paulo, Eliane Carvalho, 45 anos, tem um currículo de dar inveja. Formou-se na escola francesa Le Cordon Bleu, em Paris, considerado um dos melhores centros de ensino de culinária do mundo e foi convidada para dar aulas como chef invité três vezes. Em recente viagem de dois meses a Paris, ela ainda estagiou no Atelier Etoile, do chef Joel Robuchon, 67. E, agora, ela aposta toda sua técnica em receitas como a desta edição, uma de suas favoritas. “Como também tenho formação de artista plástica, eu me preocupo com o visual. Acho que é preciso seduzir com os olhos e depois com o paladar, além da combinação dos sabores da codorna com a banana”, explica. Independentemente da receita, o prazer de Eliane é cozinhar. “Minha  mãe brinca dizendo que, se estou triste ou alegre, tudo é motivo para eu ir para a cozinha.”

Clique na imagem para ampliar.

 

Este risoto é bem interessante para combinarmos com vinho. Apesar de ser um prato com muitos ingredientes, a forma como é preparado não deixa nenhum deles em evidência. As codornas imprimem o aroma da carne e a textura levemente cremosa. Já a páprica e o molho de tomate dão uma toque adocicado ao prato e a salsinha, o alecrim e a pimenta-verde muito perfume. Como tudo já está integrado e os sabores são delicados, a escolha para manter a harmonia deve recair em algo leve, interessante, fora do já conhecido. Que tal um vinho grego? Tem uma uva típica de lá, chamada limnio. O Tsantalis Limnio Merlot (25 reais) é feito com ela juntamente com a merlot, já mais conhecida. O resultado é um vinho leve, delicado e fácil de tomar, perfeito para esse delicioso prato.

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

