Harmonização da semana!

by

Picadinho de carne de jacaré com ervilhas frescas, passas e purê de batata gratinada

Neuza Riffo

Ela entrou sem querer no universo gastronômico, foi ficando e gostou. “Por problemas financeiros, resolvi fazer empanadas chilenas a pedido de amigos, parentes e depois por encomenda”, conta a chef Neuza Riffo, 50 anos. Depois da experiência, ela decidiu fazer faculdade de gastronomia. Mas a facilidade em lidar com as panelas vem de cedo. O primeiro prato foi feito quando tinha apenas 11 anos. “Foi frustrante porque quis preparar algo para o aniversário do meu pai. Cozinhei xinxim de galinha, mas ele não provou, porque eu não sabia que ele não comia azeite”, lembra ela. Hoje, ela faz delícias da cozinha pantaneira como carne de jacaré, arroz de pequi e caldo de piranha, no recéminaugurado restaurante Yacare, em São Paulo. “As pessoas precisam experimentar. A carne de jacaré, além de deliciosa, é leve e muito saudável”, recomenda a chef.

Clique na imagem para ampliar.

Como imaginar uma carne tão exótica, como a do jacaré, harmonizada com vinho? Bem, no nosso universo, tudo é possível. Costumamos dizer que a carne do réptil tem um sabor que mistura carne branca e peixe. E, aqui, vem acompanhada de ervilhas, pimentão vermelho, passas e shoyu, que lhe conferem uma nota adocicada e tostada. Uma combinação delicada e complexa. Por esse motivo, vamos com um branco com um pouco mais de corpo, sem que seja muito exuberante, e de aromas mais delicados, frutados, com uma nota cítrica. A região da Rioja, na Espanha, é famosa por seus vinhos
tintos. Mas, de lá, também vem ótimos vinhos brancos com corpo delicado e
ótima acidez, como o Monastério de San Prudêncio (29 reais). Feito da uva viura, esse vinho será o par perfeito para o jacaré.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: