Caderno de Vinhos de uma menina de 8 anos

by

A Marjorie é uma aluna minha que fez a formação (que dura 6 meses) de Sommellerie para Enófilos e agora está cursando o curso avançado de França.

Mas Marjorie não é minha personagem. Durante boa parte de sua primeira formação, a Marjorie precisou trazer seus 2 filhos pequenos, o menino Nicolas de 6 anos e a menina Chloe de 8, porque simplesmente não tinha com quem deixar. Como a escola é aconchegante, muitas vezes eles ficavam na sala, jogando video game ou lendo livros. No entanto,Chloe, esta sim, minha personagem, na maior parte das vezes, preferia subir à sala de aula e assistir. Não só ela assistia e participava, como praticava a parte olfativa da degustação e tinha um caderno onde anotava suas coisas. Ela continua vindo no curso avançado sobre os terroirs da França. Quando vi o caderno, quis publicar seus estudos. Ela ficou com vergonha, mas, depois de muita insistência e em troca de um chocolate (sim, joguei sujo, talvez) , ela me emprestou seu caderno para mostrar para vocês.

Os textos são pesquisas dela do meu material sobre a Borgonha, apresentado nas aulas e a pesquisa se extende aoutras fontes, como textos em revistas e blogs. É ESSENCIAL que vocês saibam que muitos, não poucos, muitos, para não dizer a maioria, dos profissionais da área do vinho no Brasil não têm o conhecimento que esta menina de 8 anos tem e, pior, não têm a capacidade de estudar nem juntar informação como ela fez. Basicamente porque a maioria dos ditos profissionais do vinho não está nem aí para o conhecimento do vinho.

E nem preciso mencionar a desenvoltura na escrita e exatidão nas informações.  Transcrevo abaixo seu caderno, para você desfrutarem, como eu desfrutei, da inteligência e do brilho desta muito jovem estudante do mundo do vinho. E  dá para aprender muita coisa. Acompanhem:

O mundo do Vinho 

por Chloe Lambart Sladen

O vinho tinto

Tinto é sinônimo de tingido, colorido. É também o tipo de vinho mais consumido em todo o mundo. O vinho tinto representa cerca de 80% do consumido da bebida de Baco do planeta. Contribui para isso a ideia de que o vinho rubro faz bem à saúde, mais que o branco ou o rosado.

Nas palavras do cientista Luis Pasteur o vinho é ” a mais são de todas as bebidas”, e, dentre todas as suas versões e estilos o tinto é mesmo o mais saldável.
Junto com a cor, o vinho vermelho sintetiza substâncias que atuam positivamente no sistema cardio vascular e combatem os radicais livres que aceleram o envelhecimento.  

Bourgogne – terroir e AOC

Cada parcela é um Cru, ou terroir ou climat, ou lieu-dit.

 Categoria de AOC

  •  AC regionais: 23.

 Categorias de AOC

  • O rótulo leva o nome da cidade.
  • AC  “comunais” 44.
  • O vinho produzido levando o nome das comunas vinícolas – village- cidades- que dão nome as AC.
Categorias de AOC – Premier Cru
  • Ha 684 climats classificados como 1er Cru.
 
Borgonha, de Carlos Magno ao Beaujolais
  •  A hierarquia de qualidade e a enorme quantidade de denominações e sub-regiões é intrincadíssima e difícil para um estrangeiro, um impenetrável emaranhado de minúsculas propriedades e dezenas de vinhos e apelações. São 562 vinhedos classificados como Premier Crus e 33 nomeados Grand Crus, o topo da hierarquia na Borgonha.

Abaixo são as notas das impressões olfativas de nossa linda enófila.

Operações de vinho
 
Vinho 1°-) maracujá e bem salgado. (Bourgogne Aligoté)
Vinho 2°-) tem cheiro de chulé. (Montagny 1er Cru Les Platières )
Vinho 3°-) tem cheiro de limão com mel. (Chablis 1er Cru Fourchaume)
Vinho 4°) o 4 está com cheiro de chiclete Babalu. Balinha de coca cola e goma. (Meursalt-Perrières 1er Cru)
Vinho 5°-) madeira nova e perfume Natura. É o melhor. (Chassagne-Montrachet 1er Cru Clos Saint Jean)

 

5 Respostas to “Caderno de Vinhos de uma menina de 8 anos”

  1. Fabiano Almeida Says:

    Bem, é surpreendente sim, que uma criança de 8 anos esteja tão bem informada a respeito de um assunto,teoricamente, de adultos; no entanto pra quem conhece a Marjorie e Chloe, uma menina doce, meiga e sensível só pode é admirá-las ainda mais! A mãe que bem educa seus filhos, e a filha que é infinita, sensível e linda! Parabéns!

  2. Cristina Barbosa Says:

    Só podia ser a Marjorie e a Chloe…. ambas queridas, talentosas ( a mãe sempre foi, a filha aprendeu a ser logo cedo) e surpreendentes…. Que tal um vinho agora ? Beijos orgulhosos…

  3. Fernanda Vianna (@fv_sommeliere) Says:

    Alê, você é muito especial. Que cuidado com o ser humano e quanto carinho! Obrigada por dividir conosco sua experiência pessoal! Que coisa linda! No próximo happyhour de turma de alunos estarei aí para conhecer pessoalmente a Chloé!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: