European Wine Bloggers Conference

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(to read in english, please scroll down)

O European Wine Bloggers Conference (EWBC), edição 2011 está aí e acaba de lançar a agenda para este ano! Serei participante e trarei histórias em tempo real do que vai acontecer neste ano. Minha passagem está comprada e os ânimos, a mil, para contar tudo sobre o que acontece no universo blogueiro do mundo no primeiro e único evento do mundo neste formato.

O encontro, que acontece todos os anos e teve sua primeira edição em 2008, acontecerá de 14 a 16 de Outubro, na região de Franciacorta, Lombardia, na Itália. A primeira edição, em 2008, foi na região espanhola da Rioja e contou com 38 participantes. A segunda, em 2009, aconteceu em Lisboa, e teve um aumento vertiginoso de participantes, 143, que subiu para 191 em sua última edição, no ano passado, na Áustria. Desse último participou meu aluno da formação profissional Vitor Lima, que nos brindou com um óitmo texto sobre o que viu. Você pode lê-o aqui. Basicamente são participantes europeus, mas gente do mundo todo, como eu, estão na lista deste ano.

O evento foi fundado e é organizado pela Vrazon, agência que trabalha com marketing de vinhos e busca novos caminhos para socializar o vinho com eventos, unindo blogs, podcasts, projetos de clientes, palestras, workshops e consultoria.  Os responsáveis por toda a agitação são a linda Gabriella Opaz,Robert McIntosh e Ryan Opaz

O objetivo do evento é criar uma rede de blogueiros do vinho, ampliar a comunicação e cultura do vinhos, melhorando todo o mercado do vinhos e, o que para eles é mais importante, gerar um lugar físico onde as pessoas possam trocar ideias. Para entender a ideia do evento, traduzo um parágrafo de um  incrível post escrito por uma Gabriella Opaz,  onde fica clara a importância destes encontros.

“Vivendo numa bolha virtual, temos tendência a achar que nosso apoio a eventos como Twitter, Facebook, Livestream, etc é suficientemente poderoso para ter um impacto significantes. Nós retwitamos informação relevante, oferecemos comentários salientes em posts de blogs (…) mostrando assim nosso interesse em uma dada discussão. Apesar destas metodologias terem seus méritos, o poder da presence física de cada um, especialmente se temos algo a adicionar à conversa, se sobrepões ao da presença virtual. Relações são muito mais poderosas quando as pessoas se reúnem no mesmo espaço físico e o objetivo do que fazemos on-line deve ser o de criar mais interação offline e não substitui-la.”

Cada um dos encontros tem um tema e neste ano será “storytelling” ou a narrativa, o “contar histórias”. Os convidados palestrantes estão dentro do contexto. Um dele será George Taber que ficou conhecido no mundo do livro pelo incrível livro “O julgamento de Paris”, onde conta como os vinhos californianos derrotaram alguns dos mais clássicos vinhos franceses numa degustação às cegas. Sua palestra será sobre “como contar a história dos outros” já que tem muitos anos de experiência como jornalista.

O segundo palestrante é o autor do livro “Summer in a glass”, Evan Dawson, sobre o desenvolvimento da área vitivinícola de Finger Lakes, em Nova York. Ele é bastante ativo na defesa dos pequenos produtores, e conduzirá uma palestra sobre como melhorar nossa forma de contar histórias, seja diante das câmeras, para pessoas ou num evento corporativo.

O terceiro palestrante confirmado até agora é Paolo Casalis, um jovem cineasta, com três filmes premiados que tocam, com grande sensibilidade, os temas da terra, da possibilidade de viver dela, da luta dos pequenos produtores contra a industrialização de seus ambientes e da manutenção da autenticidade de estilos de vidas e de pequenas produções. Seu filme “Langhedoc” toca especialmente no tema dos vinhos.  Ele conduzirá uma palestra sobre videografia e ensinará aos participantes conceitos de vídeo e edição. Assita a alguns trailers de seus vídeos aqui

A agenda completa de atividades além das palestras citadas pode ser acessada (em inglês) aqui. Ainda não está totalmente fechada, mas já dá para ter uma ideia por onde estaremos em meados de outubro.

Não há pouco a ser discutido. Com gente variada em origens,  culturas, experiências e formas de ver a vida em torno do vinho, o European Wine Bloggers Conference tem tudo para ser um momento importantíssimo e defintivo no móvel e ainda novo universo das futuras formas de comunicação do vinho ao redor do mundo.

 

EWBC

The European Wine Bloggers Conference (EWBC),  2011 edition has arrived and just posted their agenda for this year. I’ll be participating and I’ll cover stories in realtime of what will be happening this year. With my planeticket in hand, I’m really excited to tell you all about what happens in the world of bloggers in the first and only event of its kind.

The meeting,  that happens  every year, had its first edition in 2008. This time it will take place on the 14th to the 16th of October, in the region of Franciacorta, Lombardy, inItaly. The first edition, happened in the Spanish region of Rioja and had 38 participants. The second, in 2009, took place  inLisbon, and had a sharp rise in participants, 143, that went to 191 in its last edition 2010 inAustria. In that last  one my student Vitor Lima who graduated as a professional sommelier with me, gave us an excellent article of what he saw. You can read it here. By and large the participantes are fromEurope, but there are people from elsewhere, like me, on the list this year.

The event was founded and is organized by Vrazon, an agency that works with wine marketing and is always on the lookout for new ways to socialize wines with events. They join blogs, podcasts, client projects, talks, workshops and consultancy. The beautiful Gabriella Opaz, Robert McIntosh and Ryan Opaz are responsible for getting things going.

The objective of the event is to create a network of wine bloggers, expand communication and the culture of wine, by improving the whole wine market, and most importantly for them, create a physical space where people can exchange ideas. To understand this thinking I quote Gabriella Opaz, where the importance of these meeting comes through .

“Living in a virtual bubble, we have a tendency to assume that our support of an event through Twitter, Facebook, Livestream, etc is powerful enough to make a significant impact. We retweet relevant information, offer a salient comment on blog post, or simply parlay questions on live video, thus showing our interest in the given discussion. Though this methodology has its merits, the power of one’s physical presence, especially if you’re adding to the conversation, outweighs the virtual presence. Relationships are stronger when people come together in the same physical space, and the goal of what we do online should be to create more offline interaction, not replace it.”-Gabriella Opaz.

 

Each meeting has a theme, this year it’s “storytelling”. The keynote speakers are all within this context. One of them is  George Taber that became known worldwide for the incredible book “Judgement of Paris”, where he relates how the Californian wines defeated some of the most classic french wines at a blind tasting. His talk will be about “Telling Someone Else’s Story” as he has many years of experience as a reporter.

The second keynote speaker will be the author of the book “Summer in a Glass”, Evan Dawson, about the development of the winegrowing area in Finger Lakes,New York. He is very active  at in the defense of small producers, he will give a talk about how to improve the way we storytell, be it in front of a camera, to people or a  corporate event.

The third speaker confirmed is Paolo Casalis, a young Italian filmaker who has three award winning films, on themes about the land, of the possibility of living off the land, of the fight of the small producers against the industrialization of their environment and the maintanace of their authenticity of styles of living and small scale production.His movie “Langhedoc”  talks of specifically the theme of wines.He will talk about videography and teach the participants video concepts and editing.Watch some of his trailers here.

The full agenda can be accessed here. It’s not totally finalized, but we can already have an idea where we’ll be come mid-October.

There certainly is a lot to talk about. With people from a variety of origins, cultures, experiences and ways of seeing life around wine, the European Wine Bloggers Conference  has the makings of a very important and definite moment in the ever moving and new universe of future ways of wine communication around the world.

7 Respostas to “European Wine Bloggers Conference”

  1. Vitor Lima Says:

    Oi Ale, mais uma novidade. Sou o estagiário da Vrazon que vai ajudar a Gabriella na organização do evento.
    Começei com eles a semana passada e estou fazendo um pouco de tudo pra organizar a EWBC 11.
    Vai ser ótimo te ver por lá!!
    O ano passado foi excelente, não vai ser fácil superar a organização e hospitalidade Austríaca, mas já estamos tentando.
    Abraço
    Vitor.

  2. WineTalkGroup Says:

    Há dois anos eramos bem poucos, e este ano na Feira Internacional de Vinhos em Londres se viu como é pouco ainda. Esse pessoal tornou a nossa (Twitters e Bloggers) vida na LIWF2011 mais facil e viável. Já na Vinexpo em Bordeaux, online e tempo real eram coisas impossíveis de se encontrarem, um vexame. É um trabalho pra gente que tem conteúdo, um hambiente onde a crítica é constante. Vc vai gostar, estou certa, e será bem vinda.
    Nos vemos por lá!
    L.

  3. WineTalkGroup Says:

    vou sim.

  4. WineTalkGroup Says:

    ..La no site #EWBC2011 meu nome estah como residende em The Netherlands. Porque moro na Holanda🙂 talvez por isso vc nao tenha visto mais ninguem do Brasil.
    Nos vemos la com certeza!
    LuBraz

  5. Tilli Rizzo Says:

    Francesco, Gabriella, Marcello, Roberto e Pia Donata, sono loro le colonne dell’azienda, la generazione dei cinque fratelli.
    70 ettari di vigneto a DOC e DOCG in Franciacorta: il rispetto totale dell’ambiente richiede ed esalta la coltura “ecoambientale” senza uso di sostanze nocive, da più di vent’anni.
    La terra va onorata e non sfruttata.
    Severissima potatura, produzione per ettaro molto bassa, vendemmia solo manuale, pressatura soffice, affinamento ed invecchiamento in grandi e medie botti di antica tradizione italiana, sono il percorso da sempre seguito per le nostre varie produzioni, 400.000 bottiglie in totale fra vini fermi e classiche bollicine.
    Dal 2010 Fratelli Berlucchi ha avviato un progetto innovativo e controcorrente nel mondo delle bollicine: “Portate il Cuore”; è un percorso emozionale, un invito alla passione e alla libertà di emozionarsi attraverso stimoli multisensoriali studiati e abbinati distintamente ai quattro storici Millesimati dell’azienda Franciacorta: Satèn docg, Franciacorta Rosè docg, Franciacorta Pas dosè docg, Franciacorta Brut Millesimato, oltre al nostro giovane Brut 25.
    E’ il cuore pulsante di Fratelli Berlucchi.
    Un cuore che raggiungerà il vostro, attraverso la scoperta di un nuovo modo di conoscere i Franciacorta docg.
    “Portate il Cuore” è una nuova filosofia: avviciniamo il cuore al bicchiere, non bastano più l’olfatto e il gusto, e chissà magari riuscirete a scoprire la magia di questa realtà…
    All’interno di questo progetto, Fratelli Berlucchi lancia sulla propria pagina Facebook l’iniziativa “Il cuore dei fans”: dal 18 settembre al 31 ottobre i fans potranno caricare una foto che li ritragga accanto alla loro bottiglia Fratelli Berlucchi preferita; nessuna regola, spazio alle emozioni e alla creatività.
    I 200 più veloci a caricare verranno omaggiati con una bottiglia Minisize Limited Edition e le 3 foto più belle diventeranno, a rotazione, immagine ufficiale del profilo facebook del brand.
    Una sola, come sempre, la richiesta di Fratelli Berlucchi… Portate il Cuore!
    Vista la sua competenza, esperienza e reputazione sul web, le chiediamo un parere sull’iniziativa che stiamo per lanciare e per coinvolgerla ulteriormente avremmo piacere di conoscerla dal vivo invitandola a partecipare ad uno dei prossimi eventi Portate il Cuore.

    Ovviamente…ci vediamo venerdi 14 ottobre: EWBC FRANCIACORTA!

    Tilli Rizzo

    http://www.fratelliberlucchi.it/
    https://www.facebook.com/AziendaAgricolaFratelliBerlucchi
    http://portateilcuore.fratelliberlucchi.it/prodotto/pad-dp/

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