Pois é. Não é a primeira vez que me surpreendo com um branco do Paraná. Da mesma vinícola que provei neste post sobre vinho e feijoada, acabo de provar, numa degustação às cegas, sobre vinhos sulamericanos, um branco impressionante.
Feito com a uva Malvasia de Cândia, o vinho é ultra perfumado, muito limpo no nariz, com toques florais, um pouco de manga verde, uma nota delicada de lichia. É cheio de camadas e muito delicado. Na boca, sobra um pouco de álcool, mas mesmo assim tem frescor e sabor. Não é muito longo nem intenso, mas é fresco, delicado e bem acabado.
É bom lembrar que estamos falando de um vinho de 2008 que, com três anos mantém o frescor no nariz e, de certa forma, em boca também. O vinho custa menos de R$ 20,00 e vale cada centavo. Foram produzidas apenas 4 mil garrafas. Uma jóia. O problema de sempre, encontrá-lo aqui em SP…mas fica o link pra vinícola, onde dá para comprar pelo site. dezem.com.br
26 de maio de 2011 às 1:07 |
Oi Alexandra!
Sou leitor assíduo do teu blog, e fico feliz em ver que há uma profissional como você de olho na produção do Paraná!
Moro na Bahia, mas tive contato com a Dezem há uns 2 anos, e tive a oportunidade de provar alguns dos seus vinhos na Expovinis, este ano. Provei um Chardonnay 2005 que estava vivo de uma forma impressionante!
Seus tintos também eram 2005, um Cabernet Sauvignon e um Merlot. Todos com evolução bem interessante, para seus 6 anos. Fiquei fascinado pelo potencial paranaense!
26 de maio de 2011 às 9:00 |
A Dezem realmente. assimo como a região como um todo, tem produzido coisas boas.