Em um lançamento no MIS (Museu da Imagem e do Som) em São Paulo, a Herdade doEsporão, mítica casa de vinhos belíssimos do Alentejo, e dentre os responsáveis pela revolução qualitativa da região, lança sua nova empreitada no Vale do Rio Douro, ao norte do país, 16 anos depois de lançar, no mesmo local, o Herdade do Esporão.
Com presença de José Roquette s e do enólogo David Baverstock, a apresentação contou com dois bonitos filmes sobre a região, a quinta e a viticultura.
A Quinta dos Murças possui uma adega com , lagares de granito para a pisa a pé e fermentação, prensas mecânicas, tanques para armazenar vinhos tranquilos e vinhos do Porto, já que, além dos dois rótulos, estão produzindo também um Porto Tawny.
A propriedade comprada produzia, tradicionalmente, vinhos do Porto. Com 3,2 km de frente para o rio Douro, o portencial para produzir vinhos secos de alta qualidade é evidente. As vinhas têm idades variadas, com alguns vinhedos plantados em vinhas velhas (antigo sistema de produção onde todas as variedades estam plantadas juntas no mesmo vinhedo) e outros mais recentes, separados por variedades.
ASSOBIO 2009
Feito com Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca tem o típico aroma de frutas muito maduras, muito chocolate e violeta. Na boca é fresco, tânico, com uma textura doce e finalzinho amargo lembrando vermute e com taninos bem evidentes.
QUINTA DOS MURÇAS RESERVA 2008
Vem das vinhas velhas, que somam uma média de 40 anos de idade, é todo fermentados em lagares de granito e passa por carvalho americano e francês. O carvalho fica bem evidente no nariz, até um pouco demais, com a fruta, ainda tímida, por detrás. Na boca tem força tânica, ainda duro, com uma acidez presente, mas tímida e com boa fruta no meio da boca. O final evidencia muito a madeira e acaba escondendo um frescor que tem potencial de aparecer mais pra frente, com um pouco mais de tempo em garrafa ou com uma decantação.
Estão à venda na Qualimpor
Deixe um comentário