Esporão vai pro norte

by

 

Em um lançamento no MIS (Museu da Imagem e do Som) em São Paulo, a Herdade doEsporão, mítica casa de vinhos belíssimos do Alentejo,  e dentre os responsáveis pela revolução qualitativa da região, lança sua nova empreitada no Vale do Rio Douro, ao norte do país, 16 anos depois de lançar, no mesmo local, o Herdade do Esporão.

Com presença de José Roquette s e do enólogo David Baverstock, a apresentação contou com dois bonitos filmes sobre a região, a quinta e a viticultura.

A Quinta dos Murças possui uma adega com , lagares de granito para a pisa a pé e fermentação, prensas mecânicas, tanques para armazenar vinhos tranquilos e vinhos do Porto, já que, além dos dois rótulos, estão produzindo também um Porto Tawny.

A propriedade comprada produzia, tradicionalmente, vinhos do Porto. Com 3,2 km de frente para o rio Douro, o portencial para produzir vinhos secos de alta qualidade é evidente. As vinhas têm idades variadas, com alguns vinhedos plantados em vinhas velhas (antigo sistema de produção onde todas as variedades estam plantadas juntas no mesmo vinhedo) e outros mais recentes, separados por variedades.

 

Assobio 2009

ASSOBIO 2009

Feito com Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca tem o típico aroma de frutas muito maduras, muito chocolate e violeta. Na boca é fresco, tânico, com uma textura doce e finalzinho amargo lembrando vermute e com taninos bem evidentes.

Quinta dos Murças 2008

QUINTA DOS MURÇAS RESERVA 2008

Vem das vinhas velhas, que somam uma média de 40 anos de idade, é todo fermentados em lagares de granito e passa por carvalho americano e francês. O carvalho fica bem evidente no nariz, até um pouco demais, com a fruta, ainda tímida, por detrás. Na boca tem força tânica, ainda duro, com uma acidez presente, mas tímida e com boa fruta no meio da boca. O final evidencia muito a madeira e acaba escondendo um frescor que tem potencial de aparecer mais pra frente, com um pouco mais de tempo em garrafa ou com uma decantação.

Estão à venda na Qualimpor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: