Sommelier profissional

by

Entramos na nossa 3a edição do curso de Formação Profissional para Sommeliers. A ideia de nosso curso é formar profissionais que dominem todos os aspectos da profissão.
Primeiro, tem que ser bom degustador e se expressar bem com palavras. Não adianta usar o argumento “esse vinho sai bem” pra explicar pro cliente. Tem que entender o que o cliente precisa e conhecer bem sua carta, para acertar na mosca. Nosso curso ensina isso. Em todas as aulas degusta-se de 4 a 7 vinhos que ilustram o tema abordado (abaixo no programa, os temas, aula por aula).
Além de bom degustador, tem que ser maestro em geografia. Tem que conhecer todas as regiões vinícolas do mundo para poder montar uma carta de vinhos equilibrada, com variedade de estilos, preços, cores e sabores.
fora isso, você não é sommelier se não conhece a fundo os processos de viticultura e enologia de tintos, brancos, espumantes, que muitas vezes dão ótimos argumentos para explicarmos ao cliente diferenças de sabores e preços.
Para isto, já estão confirmados, para a aula de Viticultura, professor Idalêncio Angheben, proprietário da vinícola que leva seu nome e professor de viticultura há quase 40 anos no RS. Para enologia de tintos virá o eleito Enólogo do Ano, Lucindo Copat, diretor técnico e enológico da Salton. Para a aula de enologia de espumantes, ninguém menos e Philipe Mevel, enólogo chefe da Chandon Brasil. Para a aula de envelhecimento, amadurecimento, engarrafamento e conservação do vinhos, Eduardo Angheben, filho do professor Idalêncio e enólogo da víncola Angheben.
E, como diz o melhor sommelier do Brasil, Manoel Beato: ser sommelier é AMAR servir. Por isso, em todas as aulas, vocês estudaram como servir, como sugerir, como carregar bandejas, como limpar suas taças, como decantar, como lidar com situações adversas, enfim, todos os processos do serviço e venda do vinho.
Eu estou entre os professores, também Ana Paula Montesso, com experiência de 15 anos em restaurante, formada aqui na escola, coordenadora de nossos cursos e professora também da Anhembi- Morumbi. Há alguns outros professores convidados ainda não confirmados.
Acompanhem a programação abaixo. Temos 2 horários, um à tarde e um à noite, todas as segundas feiras. São apenas 12 vagas e várias delas já estão reservadas. Esperamos vocês.

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: