Conheça mais do Sudoeste – Fronton e St. Mont

by

O Vitor Lima, como expliquei no último post, trabalhava com outras coisas, fez a formação profissional aqui na escola e decidiu se mudar para a França para se aproximar no tema. Eu é que acabei ganhando com essa história porque além de um grande degustador, ele escreve bem e me manda notícias e degustações. Então hoje posto, dele, um pouquinho sobre as regiões de Fronton e Saint Mont

Saint-Mont, que foi promovida a AOC no início de janeiro de 2011, é uma apelação de aproximadamente 1200 hectares cultivados nas encostas dos Pirineus. A média de idades das vinhas varia de 30 a 50 anos, e o maior trabalho que se tem nessa apelação, é a manutenção dos vinhedos (os desbastes, as podas, a colheita) tudo é feito manualmente, por se tratar de uma área de difícil acesso.  De maneira geral os vinhos brancos de Saint-Mont são frescos e desenvolvem notas de frutas cítricas (limão siciliano, lima, pomelo, laranja, tangerina) e frutas amarelas (abacaxi, pêssego).

As uvas brancas típicas de Saint Mont são Mansengs, Petit Courbu, e Arrufiac e as tintas são Tannat, Fer servadou, Cabernet Sauvigon, Cabernet Franc).

Côtes de Saint-Mont – Duc de Meynan -2009

Saint-Mont – Sud-Ouest – França

Arrufiac, petit courbu, petit manseng, gros manseng. (branco)

Aromas: Pêssego, pera, limão, creme branco, floral branco, tostado, abacaxi maduro.

Boca: Acidez fresca, leve untuosidade, médio corpo, persistência mineral longa.

Álcool correto, final ligeiramente amargo e longo. Retro gosto frutado lembrando abacaxi maduro.

Vinho muito interessante e diferente, evoluiu durante 2 dias seguidos depois de aberto, os aromas foram mudando e no final era um vinho completamente diferente do que quando foi aberto no primeiro dia.

 

Fronton: é uma apelação situada entre as cidades de Toulouse e Montauban, e lá estão plantados 2 400 hectares de vinhas, quase todos de uma única variedade, a Negrette. Seus vinhos são concentrados e ricos em aromas de frutas negras e vermelhas, flores e especiarias.

Chateau Plaisance – 2008

Fronton  Sud-Ouest – França

Uvas: Negrette 85%, Merlot 15% (tinto)

Aromas: Especiarias, pimenta do reino, cereja, tomate, café.

Boca: Pouca acidez, taninos firmes (arenosos). Final oxidado salgado, especiado e mentolado (lembra os vinhos do Jura). Persistência média. Álcool quente.

Vinho diferente, chama comida. Esse Château trabalha com o cultivo orgânico e sem filtragem dos vinhos. Esse por exemplo tinha bastante depósito no fundo, e seria melhor ter decantando. Potencial de evolução na garrafa, de 2 a 3 anos e potencial de guarda até 8 anos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: