Douro – Quinta da Foz

by

O Pinhão encontra o Douro

A Quinta da Foz fica na congruência do rio Pinhão com o Douro. É cheia de azulejos lindos que, segundo nos contou o produtor, foram pintados por sua avó. Antes produziam o Porto Calem, mas depois de várias divisões na empresa e partilhas, passaram a produzir apenas Douro DOC, branco, tinto e rose. Eles compram bastante uvas de lavradores locais, mas têm um vinhedo pequeno de 8 hectares perto da vinícola, com socalcos construídos antes da filoxera, usados para seu Quinta da Foz. Têm também 16 hectares plantados em 89 que usam para seus outros vinhos.

O branco Egle 09 tem um toque de baunilha com bastante fruta branca madura. Na boca tem textura firme, é fresco e tem um toque salgado.

O Foz 08 está alcoólico e tem também um toque mineral no nariz. É mais austero em boca, duro, com boa acidez e final com taninos crocantes.

Provei o rótulo Mutante, safras 07 e 06. o mais antigo está muito perfumado, com lavanda, denso, com toques de café. Na boca é redondo, seco, não muito cheio no meio de boca, mas com final perfumado e longo. O mais jovem está mais fechado, com um toque de flor. Na boca tem mais extrato e é mais adocicado, mais redondo.

O VT, outro rótulo deles, também foi apresentado em 2 safras. O 06 tem notas florais de lavanda e talco, com um toque lácteo e de madeira. Na boca é fresco, macio e de taninos crocantes. O 07 é mais tostado, mineral, com flor seca no nariz e frutas cozidas. Na boca está ainda duro, mas é cheio, com muito extrato e retrogosto perfumado.

O top FOZ é delicado, discreto, com notas florais, violeta, toques tostados, muito etéreo, elegante. Na boca é super elegante, com taninos fundidos, rico e delicado ao mesmo tempo. Excepcional.

4 Respostas to “Douro – Quinta da Foz”

  1. Ivan Marchetti Says:

    Boa tarde Corvo.

    O que são exatamente “taninos crocantes” ?

    Como identificá-los ?

    Obrigado

  2. Raphael Says:

    Ola Alexandra,

    Somos de Curitiba e importamos todos os vinhos do Sr. Jose Maria Calem.
    Em janeiro ja teremos aqui o Quinta da Foz 2007 e o VT 2007.

    Boa viagem!!

    Raphael

  3. Ramon Nogueira Says:

    Que viagem deliciosa, hein Alexandra?

    Parabéns pelas fotografias, estão ótimas.

    Grande abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: