Adorável desconhecido

by


Eu dou aula sobre muitas regiões. Na verdade, sobre todas as regiões do mundo. Algumas conheço muito bem, já estive, pude sentir seu clima, passear sobre sua geografia e mordiscar suas uvas ainda na vinha. Outras conheço menos, só de passagem ou visita rápida. Algumas, acontece infelizmente, só conheço a teoria, os textos que tiro dos sites oficiais de cada região. Enfim, ainda não consegui visitar todas as regiões vinícolas do mundo (alguém já conseguiu?).

Uma região que sempre me causou curiosidade e tesão foi o sudoeste da França.Sua força, sua rusticidade, suas uvas autóctones, seus sabores medievais, enfim. Está tudo lá, escondido, mantido pelas mãos calejadas dos viticulturos insistentes que mantêm o estilo apesar do mercado querer outros sabores. Raramente esta região cede. Talvez de lá, as uvas mais famosas seja Malbec, de Cahors e Tannat, do Madiran. Mas, talvez, Braucol e Duras não sejam tão conhecidas. E são as duas uvas base dos tintos pretos que vêm da região de Gaillac, ali mesmo no sudoeste da França. A primeira dá cor e delicadez ao corte e notas de pimentas e especiarias picantes. A segunda, também conhecida como Fer Servadou, dá força, estrutura, é tânica e rústica, com aromas também de pimenta, fruta preta, folha amassada. O corte deste vinho também leva Syrah.

O que tomei, impressionava no aspecto visual: era preto, preto mesmo, com reflexos muito violetas.  Tinha cheiro de ferro, carvão, bem alcoólico, carne queimada.

Na boca é  amargão, denso, alcoólico, salgado, bravo, apimentado, afff. Final bem amargo e duro. Agora, apesar da da rusticidae, claro que eu vou dizer para vocês experimentarem. quantas vezes na vida temos a oportunidade de tomar vinhos tão diferentes dos vinhos amáveis e iguais que estamos acostumados a tomar no dia a dia? Conversando com a proprietária da importadora, que, sabendo que comprei uma garrafa, me ligou para perguntar o que eu achava, disse: é um Gaillac. Ela me respondeu: que boa definição.

Sim, é um vinho diferente e rústico, e estas característas fazem dele um par perfeito para minha carne preferida: a costela. Façam o seguinte. Comprem uma boa peça com bastante gordura e osso. Coloquem numa marinada de bom vinho tinto, com bastante cebola, alho e pimenta do reino, de um dia para outro. Aí, joguem no forno, com toda a marinada, coberto com papel alumínio por uma hora, mais ou menos. Quando ela já estiver molinha, tirem o papel e deixem secar, mas não totalmente. E, aí, me contem tudo. O vinho é da cave jadô. Está aqui

5 Respostas to “Adorável desconhecido”

  1. Cave Jado Says:

    Muito obrigada Alexandra!
    O AOC Gaillac – Cuvée la Vigne Blanche 2007 está aqui: http://vinho-frances-sao-paulo.com.br/vinhos/Vinho/Cuv%C3%A9e+la+Vigne+Blanche+2007
    Valeu! Abs.

  2. Daniela Says:

    Nossa, Alexandra, estamos em sintonia… Eu e meu marido somos fãs da Jado e experimentamos esse vinho recentemente, tendo a mesma reação: uau, como é bom provar algo diferente, que foge do “fruta vermelha + especiarias”…
    Só não foi com costela, foi com churrasco mesmo! rsrsrs

    PS: Nosso primeiro cursinho básico de degustação foi com você no Emporio Basilicatta, muitos anos atrás… Acompanhamos sua carreira, parabéns pelo sucesso crescente!

    • sommelierprofissional Says:

      Olá Daniela. nossa, que legal, o Basilicata, quanto tempo, não? pois é. Sabe que tenho uma escola hoje em dia e temos cursos muito legais. Estou te enviando por email nossa programação, ok? Não deixe de nos visitar http://www.alexandracorvo.com.br. Em relação ao vinho, que tal a harmonização? Ficou interessante com o churrasco? Acredito que sim. Essa receita de costela é legal porque a gordura evidencia o sabor do vinho em boca. Muito obrigada por acompanhar meu trabalho, fico honrada. Um beijão

  3. Ramon Nogueira Says:

    Que beleza hein Alexandra?

    Entrou na lista dos “a serem degustados”!

    Abração.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: