Para conhecer Bordeaux sem gastar muito. Parte II

by


a loja da Cave Jado

Hoje, sábado à tarde, aproveitei para dar uma passada na pequena loja da importadora Cave Jadô.  Andei falando de um vinho deles por aqui outro dia, aliás, também de uma região de Bordeaux.

Hoje provei várias coisas, mas aproveitando o post de ontem sobre Bordeaux bons a ótimos preços, vão aí mais duas dicas. Os dois se dão duas AOC que vivem à sombra de outras maiores. Isto não é necesssariamente ruim, já que a fama menor é o melhor fator para que não haja tanto ti-ti-ti sobre os vinhos e eles acabam mantendo preços mais justos.

Uma das regiões é Côtes de Bourg. Uns 4 mil hectares de vinhedos nas encostas olhando para os rios Dordogne e Gironde. O clima é bem influenciado pela presença dos rios, e as uvas são, basicamente merlot, cabernet sauvignon, cabernet franc ou malbec.

A outra região é um “satélite” de Saint-Émilion, ou seja, uma das AOC que estão em volta dela e têm direito a usar seu nome no rótulo, ou seja AOC Montagne-Saint-Émilion. Aqui, predomina a Merlot, com aproximadamente 75% do corte.

Château Piron, de Montagne Saint-Émilion: nariz tem um toque de baunilha, cedro, me lembrou um pouco aquelas colônias refrescantes de antigamente e também um pouco de talco, tudo muito floral e  agradável. Na boca é sequinho, redondo, não tem muita acidez. O final é simples, seco e bem acabado, sem ser longo demais, sem ser encorpado demais, enfim, é agradável e representa bem a região. R$ 59,00

Château Lamblin 2005, de Côtes de Bourg e leva uma porcentagem menor de Merlot, 60%. Tem um toque de baunilha , também floral, só que lembra algo mais evidente, meio bala ou chiclete de morango, apesar do toque tostado. Na boca é mais redondo, com acidez fresca, exclente extrato, sentimos bem a boa matéria da fruta, apesar do finalzinho amargo que está lá, mas não incomoda. R$ 76,00

Vale a pena provar os dois e comparar as diferenças. Conhecer as pequenas regiões de Bordeaux é ser Indiana Jones. É lá que estão os pequenos tesouros que não são apenas gostosos e típicos, mas também têm a vantagem do bom preço.

Rua Doutor Amâncio de Carvalho, 212. Vila Mariana, São Paulo
[00 55] (11) 2478-2001
De segunda a sexta das 9 às 20 h. Sábado das 11 às 16h

3 Respostas to “Para conhecer Bordeaux sem gastar muito. Parte II”

  1. La cave Jado Says:

    Olá Alexandra, muita obrigada.
    Vocês podem encontrar nossos Bordeaux aqui: http://vinho-frances-sao-paulo.com.br/vinhos/Regi%C3%A3o/Bordeaux

  2. Vitor Lima Says:

    Ale, muito legal falar do lado acessível de Bordeaux!
    Tá cheio de coisa boa por lá e com preços muito interessantes.

    E parabéns para a importadora, por ir buscar vinhos franceses com preços justos.

  3. Giovanna Says:

    Alexandra, quando vão haver novos cursos de harmonização de vinhos para iniciantes?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: