Iglesias lançam vinho galego

by

 

minhas fotos são sempre toscas - pazo de rivas no sal gastronomia

 

Belíssima surpresa me chega dos meus antigos patrões, proprietários do Rubaiyat  – primeiro lugar onde trabalhei ao chegar no Brasil. Seguindo a tradição de levar ao extremo da excelência  tudo o que fazem, Belarmino Iglesias  acaba de lançar um vinho excepcional. Produzido na região berço do fundador do Rubaiyat, a Galícia, o tinto é uma fenomenal expressão de fruta, lembrando cerejas crocantes no álcool, muito denso e intenso, também com amora e uma nota de tabaco doce umido. Na boca é lisinho, taninos muito finos, ótima acidez, boa cremosidade, nada de álcool sobrando, final guloso e longo, sem exageros, um alívio para paladares cansados de vinhos alcoólicos e ‘over’.

O curioso é que quando pensamos em Galicia, não são os tintos que nos vêm à cabeça e sim os enormes brancos da região: Rias Baixas, Ribeira Sacra e Ribeiro são famosas pelo estilo Atlântico (aromáticos, delicados e de ótima acidez) de seus brancos de Albariño, Loureira, Treixadura, Torrontes, Doña blanca e Godello.

Sobre ele: feito com Mencía, a uva tinta mais classuda do noroeste de Espanha (tem ganhado destaque nos vinhos da DO Bierzo) e um pouco de Merlot e Syrah (30%). Iglesias chamou o enólogo Gregory Pérez que trabalhou em uma das bodegas mais legais de Bierzo, Luna Beberide.

Tomei o vinho no meu aniversário, dia 20 de setembro, e não havia postado ainda porque fiquei esperando a informação acima sobre o vinho.

Jantei no sal naquela noite e o vinho tem tudo a ver com o estilo de comida do Henrique: lá tem muita carne com acompanhamentos doces – pato com molho de vinho do porto, lombo de cordeiro com molho de jabuticaba, copa lombo com farofa de maçã –  e o vinho pede isso. Não sei se seria o primeiro tipo de vinho que pediria com as carnes do Rubaiyat que têm o aspecto menos doce e mais “cru”, mais torrado, lembram mais o carvão. De todas as maneiras, o vinho vale por si. Combinaria com certeza com o kobe que eles têm lá. Vale R$ 85,00 nos restaurantes deles.

Não deixem de provar com atenção

2 Respostas to “Iglesias lançam vinho galego”

  1. Patricia Says:

    as fotos não são toscas, tosca é a maquina do celular…..

  2. Patricia Says:

    Ah esqueci de comentar….eu estava lá e o vinho é otimo mesmo…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: