Para o Coq au Vin

by

 

foto: whatscookingamerica.net

 

Costières de Nîmes é uma denominação interessante na parte meridional do Vale do rio Rhône, na França. Como está mais perto do mediterrâneo, quando o vinho é feito com bastante Syrah, o resultado é um vinho mais denso e de notas mais achocolatadas, mais maduras que as das regiões da parte norte do rio, que têm um aspecto floral e mineral peculiares.

O produtor do château des Aveylans esteve em São Paulo e tive oportunidade de provar toda sua linha de vinhos. As linhas mais simples  dos tintos são interessantes, só o branco que já mostrava um sinal forte de evolução, com pouco frescor em boca, apesar de, por causa das notas amendoadas no nariz, tinha um apelo gastronomico.

O destaque para o Coq au Vin servido foi o Les Templiers, um corte de Syrah e Grenache, vinificado com um pouquinho de Viognier (prática comum – de colocar um pouco de uvas brancas – no norte do Rhône). O resultado é um vinho maduro, comaromas de  ameixa, um toquezinho de tabaco doce, lembrando um pouco de carne no nariz. Na boca é cheio, tem taninos fininhos, bem fundidos, alcoólico e longo. Ficou perfeito com o coq au vin do Ici Bistrô, também rico e carnoso, com um molho com perfumes bem parecidos ao do vinho.

Na Casa Flora.

Ps: se vc gosta de uma carta de vinhos variada e fora do padrão “foi minha importadora que fez para mim” , vale a pena ir no Ici para conversar com a Daniela Bravin, sommelière da casa, irriquieta e que está sempre buscando novidades para o cliente. Não deixe de trocar uma ideia com ela.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: