É quase triste escrever este post, porque o vinho está, lentamente, se acabando na minha taça. Este vinho foi aberto ontem, na aula de EUA e Canadá da formação profissional. Ele estava bastante impressionante, com notas minerais que lembravam carvão e uma nota de charuto. Eram aromas que me lembravam os Bordeaux mais clássicos. Tá bom, eu não sou o Manoel Beato, que toma Bordeaux(zassos) todos os dias (invejinha…), mas eu sei, mas minha experiência média provando Bordeaux, como são as notas clássicas daqueles vinhos.
Como disse, tomei-o ontem e ainda restou um pouco na garrafa. Agora, neste momento em que escrevo, estou provando-o de novo, e ele está maior.
No nariz, de novo cinzas, carvão, cedro, bastante tabaco, chocolate amargo, flor seca, cereja marraschino, tudo bem denso e difícil de identficiar, de distinguir, já que os aromas são muito fundidos. Impressionante.
Na boca, está tudo fundido também: álcool, uma doçura, no sentido da textura, taninos fininhos de casca de cereja, tabaco, uma nota de chocolate amargo muito discreta. Não é longo, não. É justamente aqui que . Mas é intenso e rico o suficiente para causar um prazer imenso enquanto dura.
Eu comprei esse vinho num saldão. Um aluno meu me contou que esse é um vinho TOP, eu fui lá olhar na internet e a safra mais barata que encontrei, custava uns US$ 75,00 mais ou menos. Eu comprei a criança por menos de 50 reais. To deprê porque comprei poucas garrafas – só para as aulas. E uma estava estragada. Foi por causa dessa que eu não comprei mais. O mundo do vinho tem essas injustiças. Que triste. Vou lá terminar de tomar. A cada gole, ele fica mais lindo…
5 de outubro de 2010 às 23:44 |
Alexandra,
O BV é um velho conhecido! Ano passado, degustei o 91, 94 e 97 (3 safras fantásticas na Califórnia) e estavam tão exuberantes quanto este 99 seu. E olha que não sou muito fã dos amadeirados e potentes californianos…
Menos de 50 reais, meu Deus! Onde???
A última vez que vi este vinho à venda em Vitória, custava R$299!
Acho que era a Aurora que trazia… Não sei se alguém ainda importa ele para o Brasil.
Este é um dos grandes baratos do vinho: as surpresas (às vezes ruins!)…
6 de outubro de 2010 às 10:31 |
comprei numa queima de estoque da Diageo. só comprei 4 garrafas…
7 de outubro de 2010 às 18:53 |
Alexandra,
Estrei nos EUA em Novembro. Fora este recomendas mais algum vinho americano para que eu tente encontrar?