Chardonnay defumado e seu bacon

by

 

foto:tonychor.com

 

Tenho observado alguns chardonnays se mostrando bem na companhia de carne de porco, principalmente a defumada. Primeiro foi o chardonnay brasileiro, do Paraná, lindíssimo, que combinou com feijoada. Falei dele aqui.

Hoje, na última aula do curso de formação profissional, fizemos alguns testes com ovos mexidos e bacon. Colocamos um bacon de qualidade, bem defumado, por cima dos ovos gostosos e amanteigados.Entre outros vinhos, degustamos um Chardonnay da Beaulieu Vineyards, safra 2004. Ele estava, de certa maneira, evoluído, com umas notas de amêndoas, damasco, lembrava um pouco um bourbon, com toques de milho tostado. Em boca, tinha um resto impressionante de acidez, corpo, retrogosto super intenso, também de cognac e ótima cremosidade. Não era enjoativo como um chardonnay barricado poderia ser, mas tinha equilíbrio em tudo, com um final seco.

Vejam, é claro que não é a UVA chardonnay que fica bem. É o estilo de vinho produzido com ela. Em comum, este vinho de hoje e o que foi bem com a feijoada, tinham a nota defumada muito bem integrada com o aspecto frutado. Uma passagem por barricas bem feita pelo enólogo, resulta em vinhos com um aspecto defumado e boa estrutura em boca, com retrogosto também defumado que combina com este estilo de carne. Fica a dica para provar. Se encontrar um brancão com esse estilo, pode apostar em carnes secas com aromas de fumaça!

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: