Feijoada harmoniza com vinho ….

by

BRANCO! Sim, incrível! Na nossa aula de hoje na Formação profissional, ministrada, diga-se de passagem, com a maestria e bom humor habituais da professora Carina Cooper, estudamos os vinhos do Brasil. E, não só de Vale dos Vinhedos ou Serra Gaúcha vive nosso vinho. Vemos, cada dia mais, outras regiões crescendo e aparecendo. Destaque para Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha, algumas coisas de interesse começando a mostrar a cara no Vale do Rio São Francisco, mas, hoje, o destaque para harmonizar com a feijoada veio do Paraná. E é um branco.

o vinho e a feijoada

A Dezem me surpreendeu pela primeira vez com seu Chardonnay no ano passado. Um resultado interessantíssimo (e difícil de conseguir) de um chardonnay fermentado no carvalho, com metade dele mantido sobre as lias (leveduras mortasa) durante 12 meses. O que mais impressiona é que a madeira em momento algum se sobressai à fruta. Sim, a primeira nota é de manteiga e croissant, mas logo um pêssego fresco aparece, equilibrando o nariz. A boca é parte mais interessante. É cremoso, com ótima acidez, um toque salgado impressionante e um frescor aliado a um extrato rico, sem nada daquela doçura às vezes enjoativa do excesso de carvalho. E um toque de pêssego fresco também, meio verdinho, mas frutado.

A feijoada foi feita classicona pela Agna que é baiana e domina o prato. O feijão preto tem textura sequinha, o caldo do feijão estava saboroso (ela começou a cozinhar as carnes na sexta), as carnes estavam gelatinosas e gordurosas, cheias de sabor, como tem que ser. Pois bem: o vinho se manteve à altura, manteve seu sabor, deu suporte para os sabores da feijoada, refrescando o paladar, dando vontade de mais. Vale muito conhecer o trabalho da Dezem que vem surpreendendo pela consistência e seriedade no trabalho. Eu vi o vinho na Adega Brasil por R$ 31,00, preço justérrimo.

Tags: , , ,

7 Respostas to “Feijoada harmoniza com vinho ….”

  1. Eduardo Felipe Says:

    Cada vez que eu leio um post da Alexandra Corvo, tenho vontade de sair correndo pra experimentar o prato e o vinho sugeridos no post. QUe beleza e que vontade!!😀

  2. leontjr Says:

    um sommelier italiano uma vez me indicou um bom lambrusco. ainda não criei coragem.!rsrs
    mas o branco acho ok.

  3. Romaine Carelli Says:

    Eu conheci os vinhos da DEZEM tem uns 4 anos, realmente eles são surpreendentes

  4. leontjr Says:

    vc acha que lambrusco com feijoada rolaria? tenho um certo bode de lambrusco. acho que nunca tomei um bom. ou eu nunca estava bom!

Deixe uma resposta

