Meus alunos meus professores

by

foto: lacasitaverde.blogspot.com

Acho que foi o Winicot, pediatra- analista, que escreveu no prefácio de um livro dele algo como “obrigado a meus pacientes por me ensinarem”. Eu tenho a sorte de vivenciar isto todos os dias: meus alunos são meus maiores professores.

Na última quinta feira foi a segunda aula do nosso curso básico em Harmonização. O tema eram as carnes, os cortes e como harmonizar com diferentes tipos. Coloquei uma costela, carne com osso e, portanto, com um sabor característico e um mignon, clássicão, molinho, suculento, com um molho de mostarda bem levezinho. Coloquei 4 vinhos para harmonizar. Um branco e três tintos. Fomos degustando e descobrindo como diferentes tipos de vinho combinam com as diferentes estruturas das carnes, uns funcionam com umas, outros funcionam com outras. Já tínhamos feito todas as combinações possíveis ((8 no total) e o branco tinha mostrado força e extrato suficiente para as duas carnes, ficando muito bom com o mignon. Bom, até que um aluna minha decidiu pegar a decoração do prato, um raminho de tomilho-limão ultra fresco e colocar em cima da carne e voltar a experimentar com o vinho branco…. a sensação?

BOOOOOMMM na boca! Uma explosão de sabor da carne, um retrogosto maravilhoso do vinho que ficou gigantesco por ter sido elevado a uma potência monumental pela presença dos aromas do tomilho, tão parecidos aos do vinho. O vinho em questão? Um Greco di Tufo do produtor Vesevo.

foto: firstpress.blogspot.com

Greco di Tufo é uma das três DOCG da região da Campania (as outras duas são o também branco Fiano di Avelino e o tinto Taurasi). Greco é o nome da uva e Tufo é o nome de uma das cidades que compõem a região da DOCG, mas também é o nome de um solo, um tipo de calcário típico dali. O vinho tinha um extrato incrível, muito frutado, muito saboroso e os aromas da Itália, que são sempre os das ervas típicas daquele país, incluindo as ervas aromáticas tipo tomilho. Daí a feliz combinação. Vinho branco com carne? Sim, por favor.

Tags: , , ,

Uma resposta to “Meus alunos meus professores”

  1. Listinha de compra para o finde prolongado « Alexandra Corvo Says:

    […] Listinha de compra para o finde prolongado Por sommelierprofissional Leitores queridos. Gostaria de compartilhar com vocês a delícia de ver meu filho Benjamin completar 1 ano, neste dia 3 de Setembro. Portanto, irei celebrar com ele e com a família um churrasquinho modesto. Coincidentemente os três vinhos escolhidos para o feriado e comemoração são da Casa Flora que está com um catálogo cada vez melhor. Os três vinhos harmonizam bem com calor, os três combinam com carne, os três são interessantes e típicos das regiões de onde vêm. Greco di Tufo – publiquei aqui o por que […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: