Sobre o tempo de duração de um vinho

by

Outro dia fui convidada pelo chef Julinho para escrever um post em seu blog, sobre preço de vinho em restaurante.

A melhor parte são os comentários. Em um determinado momento do meu texto, cito que muitos clientes que não reclamam na hora de comprar canetas ou gravatas são “pegajosos” quando se trata de pagar vinho no restaurante. Diante desta parte do meu texto, um comentarista (comentador?) chamado Gallo, colocou o seguinte, que me chamou a atenção e me fez pensar sobre a “duração” de um vinho”. Abaixo o comentário.

“Além disso, comparar bens distintos como canetas, gravatas e vinhos desvia ainda mais a discussão. (…) Aliás, é natural que se pondere mais quando se compra um vinho, que se perde pela corrente sanguinea em minutos, do que ao gastar uma pequena fortuna em uma ótima gravata ou caneta que durariam anos a fio – provavelmente mais tempo que o dono”


Bem, pode ser que a duração física de um vinho seja isso mesmo que o Gallo comentou.  Mas, qual é a duração do momento do vinho na memória. Lembrei de um Ch. Palmer 1961, trazido por um cliente quando eu trabalhava no DOM, em 2001, que ele fez a gentileza de me deixar provar. Faz 9 anos. Eu ainda tenho ele aqui comigo, não fisicamente, mas dentro de mim. Lembro dele, de seus aromas, da gentileza daquele senhor que comemorava seus muitos anos de casamento. A sensação, quando lembro daquele vinho , é doce e aconchegante. Seus aromas, indefinidos e profundos, ainda estão na minha memória.

Assim, quando tratamos vinho como qualquer coisa, ele durará como “qualquer coisa” em nossas vidas, ou seja, minutos.  Quando tratamos o momento que passamos com um certo vinho com respeito e lhe damos o devido espaço, (não precisa ser um château palmer 1961) apreciamos, vivenciamos cada gota e cada segundo, o vinho não sai da gente em minutos. Porque o vinho não é apenas o seu lado mais físico, líquido. Sua memória (olfativa, sensorial) dura muito mais do que podemos imaginar. E, posso te garantir, essa experiência foi tão intensa que contarei a meu filho. E quando eu já não estiver aqui, este vinho e esta experiência ainda existirão.

Leiam o texto no blog do chef Julinho. http://botecodojb.blogspot.com/2010/08/alexandra.html.

6 Respostas to “Sobre o tempo de duração de um vinho”

  1. Silas Sequetin Says:

    É muito bom ler seus posts! Pena que não tem todos os dias…rs

    Abraço

    Silas Sequetin
    Vinhos Bons e Baratos!

  2. Gustavo Kauffman Says:

    Olá Alexandra,

    Concordo em gênero, número e grau com vc! A grande diferença aqui está com a diferença entre os prazeres sensoriais e os prazeres materiais. O q dá mais prazer, a lembrança daquele beijo roubado, dos momentos especiais que tivemos ou uma caneta nova? Particularmente acredito q levamos apenas o q está dentro de nós. Isto sim não tem preço. Um bom vinho fatalmente estará associado a um momento inesquecível e, quanto mais momentos inesquecíveis nós tivermos, mais felizes seremos!

    Parabéns pelo seu trabalho e gostaria de convidá-la a visitar nosso blog.

    Um abraço,
    Gustavo
    http://enoleigos.blogspot.com

  3. jose junior Says:

    Pois é, Alexandra, voce é uma poetisa e nem todo mundo compreende tamanha sensibilidade.
    Eu adoro vinho e ainda estou no trivial, mas já tenho otimas lembranças de momentos cujo brilho foi multiplicado e eternizado pelo vinho escolhido.
    Abs
    JJR

  4. WineTalkGroup Says:

    corrigindo o erro de tipografia ( ops.. denota idade ..srsrsrsr):

    o comentário do fulano se vê o orgulho de uma rocha, que “dura” alem da pessoa.
    como esperar algo hedonista dele ??
    o valor percebido de um vinho esta nos olhos de quem vê..
    nao dah pra “mexer” com as escolhar pessoais entre ter e ser.. feliz
    pobre rapaz……
    L.

  5. Luiz Antonio Says:

    Alexandra, não és escritora (ainda) mas poderia escrever um livro sem duvidas, a referência do vinho “dentro de você” é espetacular, um modo elegante e suave de passar emoções ao leitor, isso não é para qualquer um!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: