Martin Fierro cobra rolha, mas….

by

Fui com meu grupo de estudantes de formação profissional ao restaurante martin fierro. Liguei antes, reservei, disse que levaria vinho e perguntei se eles cobravam rolha. Sim, R$ 25,00 por garrafa. Levamos 6 garrafas. Os alunos que chegaram antes, pediram um branco da carta do restaurante. Trouxe os vinhos. Pedi para eles colocarem pelo menos 2 taças por pessoa. Eles dissem que não tinham taças iguais. Enquanto esperávamos os vinhos, que pareceu demorar uma eternidade para virem, os garçons estavam secando as taças..elas não estavam limpas e secas? Eu via a rapidez e presteza com a qual faziam aquilo, mas, honestamente, aquilo já deveria estar feito. Bom, aí eu pedi para eles servirem o vinho 1 e 2, da esquerda para a direita… não acertaram. Finalmente, desencanei (mas estava P da vida, já que as rolhas seriam cobradas), pedimos a comida. Uma bagunça geral de taças de tamanhos diferentes e serviço bagunçado..até aí não me importo, o Martin Fierro não tem uma proposta formal, todo o contrário. E o serviço é simpático. Mas não gosto de pagar por um serviço que não existe. Isso que eu nem exigi que eles tivessem taça para todos os 6 vinhos que levamos. Mas, lembremos (de novo): eu estava sendo cobrada por esse serviço. No finalzinho, um garçon ultra educado perguntou se não poderíamos sair da mesa onde estávamos porque estava ficando tarde e os vizinhos reclamariam do barulho. Isto é um problema do cliente? Gentilmente, saímos da mesa e fomos para a outra oferecida, o que já dá uma bela brochada no ambiente do jantar, convenhamos, e lá na mesa limpa e o salão vazio, os garçons quase colocavam as cadeiras em cima das mesas e nos olharam com cara de desolação…meus alunos resistiram e pediram mais um vinho da carta e sobremesas. ficamos mais um pouco, mas confesso, eu estava incomodada. O vinho do porto que gostaríamos de tomar só era servido em taça, mas queríamos uma garrafa: não vendemos. só em taça. Depois, de novo, o garçon esforçado veio com um cálculo de como pagar pela garrafa, mas aí até meus alunos, que são gentis, educados e mais diplomáticos do que eu, já estavam se cansando.

Adoro o Martin Fierro, fui eu que indiquei a casa para nossa aula externa, mas confesso: R$ 150,00 de rolha para o serviço que nos foi oferecido, definitavamente não vale.

2 Respostas to “Martin Fierro cobra rolha, mas….”

  1. Paulo Sampaio Says:

    Simplesmente ridículo e amador. Outro dia postei no meu blog uma experiência absurda que tive em outro restaurante de carnes argentinas, coincidentemente (ou não?). Parece que esses lugares fazem um favor de nos receber. Nos tratam como famintos miseráveis que levam a “marmita” (no caso, o vinho) para não ter de pagar.

    Definitivamente, ainda são poucos os lugares que tratam o vinho – e o enófilo – de forma pelo menos aceitável. A grande maioria tem cartas medíocres e/ou a preços mais do que abusivos. Nos chamam de trouxas, literalmente.

    Tenho de dar o braço a torcer a lugares como o Baby Beef Rubaiyat, que te atende como um rei e nem rolha cobra. Tá certo que a conta sai tão alta que cobre qualquer outro custo de serviço… Mas pelo menos há honestidade na proposta.

  2. clarice Says:

    certos restaurantes , e digo, a grande maioria , não sabem lidar com a questão , que diria, ” cultural ” de se levar o próprio vinho . é considerado ,
    pão durismo ou caipirice , e isso passa dos donos aos ” garçons ” , que ganham bastante com a venda de bebidas alcoólicas , não sabendo diferenciar o fato de um cliente querer apreciar um bom vinho e não se encher de bebida , vinhos ou outras. bebida é o lucro.
    em minha modesta opinião , é preferível ir a um rubayat , ou outro, onde se respeita e aceita , por conhecer o hábito , do que passar por aborreci-
    mentos que acabam estragando o almoço ou jantar.

Deixe uma resposta

