Extra! Extra!

by

foto: editora martins fontes

Este é o meu livro de cabeceira e é, sem dúvida nenhuma, o maior livro escrito, acerca das técnicas de degustação, de todos os tempos. Se você quiser entender do que os grandes degustadores estão falando, você tem que tê-lo.

Esta grande referência sobre conhecimento olfato-gustativo do vinho será lançada, em uma versão de português para o Brasil, na Bienal. A editora  Martins Fontes me informou hoje que está terminando de assar “O gosto do Vinho”, escrito por Émile Peynaud com Jacques Blouin. Para quem não sabe, Émile Peynaud é um dos maiores enólogos da nossa era e tem uma monumental obra científica acerca da enologia. O que é mais impresssionante, no entanto, deste grande professor, é o fato de ele ser brilhantemente didático e ter uma sensibilidade excepcional  para a degustação e seu ensino.

Começo assim ( a versão que tenho, dos anos 90, está em português de Portugal), para vocês ficarem com vontade. Extraído do prefácio:

Este livro ensinará ao apreciador, espero eu, pelo menos a arte do conhecimento e da apreciação do vinho. Saber provar é a base do saber beber. A prova ensina-nos a saber dominar e dar bom uso aos nossos sentidos. Os bons inhos incitam à sobriedade, sendo o alcoolismo a punição do mal beber. (…) Eu queria que este livro vos ensinasse também a falar do vinho. Beber vinho não é um prazer solitário, mas comunicativo. Se for bom, dizei-o da mesma maneira que mais vos apetecer. Há poucos prazeres capazes de tornar tão eloquentes como o de partilhar um copo. Nesta escola, conluirei, tornamo-nos rapidamente eruditos.”

Ou então, para provocar:

“Todos nós nos poderemos tornar em bons provadores, à custa de muito trabalho e sempre mais trabalho, dado que ninguém nasce provador nato”

Te vejo na Bienal.

Serviço:

Título: O gosto do vinho

Autores: Peynaud, Émile e Blouin, Jacques

Tradutor: Monica Stahel e Margarita Maria Garcia Lamelo

Revisão técnica: José Luiz Alvim Borges

R$ 125,00              Nº de páginas: 258 pp.

Edição: 1a Ano: 2010              Data de lançamento: agosto

ISBN: 978-85-7827-206-7

País de origem: França

Palavras-chave: uva/vinho/vinhedo/enologia/degustação

Catálogo: gastronomia

Áreas de interesse: gastronomia

Tipo de capa: capa dura                            Formato: 21,5 x 27,5

7 Respostas to “Extra! Extra!”

  1. Rafael Botto Says:

    Sua descrição do livro deixa outra alternativa?? Vou comprá-lo!! Beijos.

  2. Marc Tawil Says:

    Seu blog é muito elegante. Parabéns!

  3. Eugênio Oliveira Says:

    Oi Alexandra, enfim teremos esse grande livro traduzido. Desde que você anunciou o lançamento dele em português na Band News FM, que estou ansioso. Você sabe quando estará nas lojas?

    Você foi ao Decanter Wine Show ? Se puder dê uma olhada na cobertura que fiz no meu site.

    Eugênio Oliveira
    http://www.decantandoavida.com

    • sommelierprofissional Says:

      Ele será lançado na bienal, não deixe de ir. Passa no stand da Martins Fontes. Eu tenho essa versão em portugês de Portugal, mas eu morria de medo de mexer, de perder, de que ele desaparecesse, pois é uma edição rara. Mas agora, respiro aliviada. eu estarei na Bienal cobrindo os lançamentos, não deixe de ir. Não fui na decanter, minha agenda está insana. bj

  4. Eugênio Oliveira Says:

    Obrigado pelo convite mas moro em Brasília e acho que a Bienal não passa por aqui. Ou passa?

    Eugênio

Deixe uma resposta

