Mineralidade do mediterrâneo

by

Yecla é, sem sombra de dúvidas, uma das regiões mais interessantes da Espanha. Situada na região de Murcia, é pequena, com uns 6,5 mil hectares plantados, e jovem, recebeu a DO em 72.

Fato curioso da região é que da área  plantada, 2 mil hectares estão em cultivo orgânico, deixando, de certa maneira, evidente, a preocupação com a qualidade (pelo menos dos solos). 

É uma zona de transição entre a Meseta, o grande planalto do centro da Espanha, e o mediterrâneo. Fica rodeada por um anel de montanhas baixas e serras. Por causa dessa situação, o clima fica tem influências mediterrâneas e continentais, ou seja, os verões são quentes e secos, mas os invernos são menos rígidos que os climas continentais clássicos. Os vinhedos ficam entre 400 e 800 metros.

O foco da produção de tintos está na uva Monastrell, uva mediterrânea, conhecida na França como Mourvèdre.

foto: wine.com

O Hécula, das Bodegas Castaño é um exemplo e tanto do que é o estilo da região. Feito apenas com Monastrell, tomamos o 2005. No nariz, começa com uma fruta preta, tipo ameixa seca. Aparecem notas minerais, de carvão, poeira e pedra marinha. Na boca tem muito tanino, é firme, alcoólico, tem um final com toque amargo, como chocolate amargo, é longo e rico, cheio de sabor. Tentamos harmonizar com um pãozinho com tomate e jamón (pantumaca), mas o resultado foi uma sensação picante, o jamon perdeu o sabor e o conjunto ficou desagradável. 
 

Achei um texto meu de uns dois anos atrás, relativamente coerente. Na época, é interessante notar, o vinho tinha mais o lado frutado e acidez mais perceptível.

” feito com 100% monastrell, uma uva típica do Mediterrâneo, encontrada na França sob o nome de mourvèdre. Na Espanha a uva tem um caráter mais tânico, mais maduro, devido ao clima quente da região. Realmente, o vinho é delicioso: ameixas pretas, alcaçuz, muita fruta vermelha, predominando a cereja preta, com um toquezinho de tabaco. Na boca tem mais cereja, taninos firmes mas macios, acidez incrível…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: