Rias Baixas para Pantumaca

by

Vocês conhecem pantumaca? É uma receitinha fácil, tipicamente catalã de pão com tomate bem esfregado por cima. Você esfrega o alho cru e logo depois o tomate e aí pode cubrir com uma bela fatia de Jamon Tipo assim. Fizemos aqui na escola uma versão um pouco variada que também leva uma lasca de queijo manchego por cima. O Manchego é de leite de ovelha, salgadinho, ácido e de textura levemente farinhenta e crocante.

Rias Baixas é uma DO no extremos noroeste da Espanha, de frente para o oceano atlântico. O clima é fresco e úmido, o solo é um granito quase puro e o resultado são vinhos brancos frescos, com ótima acidez e corpo, em geral, cremoso. Este, do Lagar de Cervera 2008 é clássico: aromas de pera e maçã, uma nota incomum bem madura de manga (talvez a safra tenha sido muito quente, não sei). Na boca, extrato incrível, muito saboroso, ótima acidez, fresco e limpo, como se tivéssemos mordido uma maçã.

A combinação é perfeita: o vinho trouxe e tona todos os sabores do pantumaca e ainda se manteve super saboroso. Fácil de fazer, fácil de combinar.

O Lagar de Cervera é da Zahil.

Uma resposta to “Rias Baixas para Pantumaca”

  1. Leonor Says:

    Adorei o post, fiquei curiosa, vou experimentar…abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: