Cordeiro provençal difícil de harmonizar…

by

Fizemos um pernilzão de cordeiro para uma aula sobre vinhos do Rhône. Os alunos são testemunhas de que, apesar de falarmos muito de “vinho tinto com carne” como se fosse algo simples e óbvio, a coisa se mostrou bem mais complexa e difícil.

Tínhamos vários tipos de vinhos, praticamente nenhum harmonizou.

Um branco de Viognier, com notas de abacaxi maduro no nariz, um toque de mel. Na boca, uma acidez fresca, cremoso, bastante extrato de fruta. Com a carne, ele não desapareceu, mas perdeu muito sabor e a carne ficou um pouco fibrosa. Detalhe: se você desse um gole muito grande de vinho, até que ele aguentava bem.

Depois, um côtes du rhône frutado, com toques (até um pouco forçados) de bala de morango, bastante fruta, pimenta, uma certa estrutura de taninos fininhos, um toque de acidez. Não foi, nem pensar.

Logo, tivemos um Crozes-Hermitage, do Yann Chave, absolutamente perfeito (florais e minerais clássicos da syrah do norte do Rhône, com taninos finos, firmes, força de álcool e acidez, com extrato da fruta, muita qualidade) que perdeu muito no encontro. 

Talvez o mais interessante, saindo um pouco do Rhône, indo para o Roussillon, tenha sido o Banyuls Grand Cru 1999. Apesar de ser um vinho doce, ou justamente por ser um vinho doce, envolveu bem o sabor da carne, como se fosse um molho adocicado de frutas secas. Mesmo assim, não foi uma harmonização 100% perfeita.

Daí a dificuldade de se construir uma “tabelinha” de como se harmoniza. Os elementos dos vinhos variam muito e as surpresas, boas e ruins, são um fator constante

Tags: ,

Uma resposta to “Cordeiro provençal difícil de harmonizar…”

  1. Ramon Says:

    De fato uma “tabelinha” é impensável, têm-se os princípios que nos auxiliam a não errar, todavia, de certa forma, essas surpresas dão um “quê” a mais e se torna um assunto gosto na hora da degustação, não é verdade Alexandra?

    É a riqueza e amplitude do vinho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: