Alemanha x Grécia

by

Retsina: aromas a pinho e frescor em boca. foto: vinci

Não, não é um jogo da Copa. Foi uma surpresa que tive em uma aula onde, entre algumas opções de comida e vinho, o melhor resultado de harmonização foi de uma linguiça de porco conhecida como Nürnberger Rostbratwurst com um Retsina grego. Sim!

A linguiça em questão é feita com carne de porco magra, temperada com manjerona, gengibre, sal e pimenta, artesanal, fornecida pelo chef Diethelm Maidlinger, daqui de São Paulo (aliás, ele é um gênio na produção de linguiças artesanais alemãs).

O vinho, é o Retsina, um clássico grego. É produzido na Ática e centro do país, basicamente com a uva Savatiano. O que confereo o aroma característico é a maceração com pedaços de madeira de pinho. Históricamente, usava-se uma resina de pinho para vedar as ânforas. Mesmo os romanos , mais tarde, tendo desenvolvido métodos mais eficientes de vedação, o perfume e sabor característicos do pinho sempre foi muito apreciado pelos romanos, que continuam usando o pinho para aromatizar seus vinhos. Este era do produtor Cambas, R$ 42,00 aproximadamente.

O vinho tem aromas de pinhos, flores brancas e cítricos. Na boca é bem fresco e ácido, com um pouco de cremosidade, mas o que marca seu sabor é o retrogosto refrescante, com aromas de pinho. Ao provarmos esse sabor com a linguiça alemã,  a carne da linguiça ficou mais cremosa, o vinho ficou mais fresco e cremoso, mas o mais impressionante foram as notas amendoadas que surgiram, lembrando nozes e evidenciando as especiarias da linguiça. Totalmente harmonico. Detalhe, depois de comer a linguiça, tínhamos muita vontade de dar mais um gole no vinho, como se a comida implorasse por aquele frescor. Delicioso.

foto: z.about.com/d/germanfood

Tags:

Uma resposta to “Alemanha x Grécia”

  1. Angelo Raposo Says:

    MUITO INTERESSANTE!
    obrigado pela dica!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: