Flutes Molhadas

by

Um aluno meu da formação profissional veio me contar como, pela segunda vez em restaurantes, ao pedir uma garrafa de espumante, na hora de servir, o garção traz taças embassadas, suadas e úmidas, como atrizes num filme pornô barato para o verão.

Sua dúvida era: isto está certo? Bem, se partimos do princípio que o serviço ideal do vinho envolve taças limpas e secas, pois então, não. Se as taças estão guardadas na geladeira, significa que ficam guardadas com outros alimentos, ou outras bebidas, portanto, poderão ter cheiros estranhos ao da bebida.

Ou, eu perdi alguma coisa e há geladeiras específicas para que taças saiam embassadas e geladinhas prontas para serem consumidas. Conversando com um estagiário da escola, também de formação profissional, que é gerente do spot aqui em SP e tem bastane intimidade com bar, ele me contou que é um prática normal de bares. Assim como a taça de martini sai geladinha, a de outras bebidas que devem ser servidas frias, idem.

Eu mandei um email para o super sommlier premiadíssimo Guilherme Correa, referência em serviço, principalmente em se tratando de protocolo de concurso, mas ele ainda não me respondeu. Quando tiver uma posição, conto para vocês.

De todas as maneiras, em terra de bom senso, vamos combinar: quem tem que estar na temperatura certa é a garrafa e não a taça. Certo?

Comentem.

Tags: , ,

2 Respostas to “Flutes Molhadas”

  1. Gabriel Says:

    Alexandra,

    você diz – “se as taças estão guardadas na geladeira, significa que ficam guardadas com outros alimentos, ou outras bebidas, portanto, poderão ter cheiros estranhos ao da bebida”. Para mim o problema é mais embaixo, é algo pior do que simplesmente uma interferência aromática. Trata-se mesmo de higiene. A água que condensa e gela as taças é a água que estava presente no freezer ou geladeira, e não é, necessariamente, água potável (aliás, dificilmente será). Não é água mineral, é agua suja mesmo. A não ser que, como você diz, as taças sejam geladas em geladeiras dedicadas… mas eu não acredito em Papai Noel.

    Gabriel

  2. Rodrigo Says:

    Sem falar na questão da higiene, bem colocada no comentário do Gabriel, qual a necessidade de embassar a taça, colocando ela numa temperatura de 0 a 5ºC, se praticamente nenhum vinho precisa ser bebido tão gelado ?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: