Se você quer sentir esses aromas em um vinho, e gosta de regiões pouco conhecidas, vá de Petit Grealo. O vinho vem da Denominación de Origen espanhola de Costers del Segre, na Catalunha.Para conhecer melhor, vá aqui. A região tem 5 subzonas e este vinho é de Artesa, uma delas, noroeste da DO.
O interessante é que é feito só com uvas internacionais, Syrah, Merlot e Cabernet, mas não tem jeito de vinho fácil, internacional, feito para agradar. Tem um caráter catalão, mineral, denso e um pouco sisudo. Zero barrica. Só tanques de inox. Dá para ver a intensidade e boa qualidade da fruta.
No nariz, como bom catalão, é fechado no começo. Só se abre depois de horas. Ameixa preta e uvas passas é a primeira coisa. Depois surgem umas notas de chocolate amargo e tabaco. Às vezes aquele tabaco mais aromático de cachimbo, às vezes a nota do charuto já queimando. Couro, castanha portuguesa,e os minerais, tipo carvão.
Na boca é bem cheio, vertical (alto) por causa da boa acidez, taninos muito finos (como de chocolate amargo), em muita quantidade, então eles grudam bem, mas logo se derretem. Dá para sentir a proximidade com o mediterrâneo, o vinho tem calor alcoólico, é rico e apimentado. Ótima estrutura
Tags: costers del segre, degustação, Uncategorized, vinho espanhol
Deixe um comentário