Para quem gosta do vinho francês, ou para aqueles que querem conhecer para entender um pouco melhor, a Expovinis, neste ano, tem vários destaques. Quarenta e nove empresas estarão por aqui e há alguns destaques interessantes, principalmente em se tratando de pequenos produtores que raramente temos oportunidade de ver por aqui. Algumas dicas para degustar raridades:
UNION DES PRODUCTEURS DE RAUZAN: Rauzan é uma pequena AOC ao sul de Bordeaux que produz tintos e brancos, com as mesmas variedades de Bordeaux. São muito interessantes e quase desconhecidos nossos”.
CHABLIS ALAIN GEOFFROY 50 hac familiar: vale a degustação deste produtor que alia qualidade e constância na produção de seu Chablis.
CHÂTEAU ALBÀ: pequena propriedade de 7 hectares em Côtes de Castillon de um casal que busca qualidade em Bordeaux. Vinhas velhas, rendimentos baixos, vale a visita.
CHÂTEAU DES ESTANILLES grande destaque de Faugères, em Languedoc. É legal provar seus vinhos para entender a profundidade da região.
DOMAINE PIEERE CHAUVIN: para provar os infinitamente aromáticos vinhos feitos com a uva Chenin em um dos menores e mais deliciosos terroir do Vale do Loire: Côteaux du Layon.
DOMAINE DU CHÂTEAU DE L’HERS: pequeno vinhedo de 14 hectares. Vendiam suas uvas até o ano 2000, quando passaram a produzir seus próprios vinhos. Desde 2009 estão em processo de conversão de seus vinhedos em orgânico.
CHÂTEAU POUILLY (www.chateaupouilly.fr). Sempre bom degustar um sauvignon blanc cheio de mineralidade e tipicidade do Loire, de um château com mais de 500 anos de tradição.
DOMAINE L’OUSTAL BLANC: para provar um pouco do calor mediterrâneo – especificamente do cru Livinère de Minervois – e da força de suas uvas autóctones, produzidas com rendimentos baixíssimos. Imperdível.
UVAL: se você não conhece os vinhos da lindíssima ilha da Córsega, então está aí um ótima oportunidade de provar vinhos das uvas Nielluciu, Scciacarellu e Vermentinu. Além do mais, o enólogo Alain Mazoyer, discípulo do espetacular Emillie Peynauld estará por lá falando de seus vinhos.
Apoiam a iniciativa a UBRIFRANCE, agência francesa para o desenvolvimento internacional das empresas e a Missão Econômica da Embaixada da França em São Paulo.
Tags: Alexandra Corvo, expovinis, Uncategorized, vinho francês
Deixe um comentário